Breve história da Irmandade
Folha da 1ª Ata da Irmandade
Imagem da época em que a Bandeira era feita de palha de milho
Por Cláudio Eduardo Rodrigues
As primeiras festividades de Congado em Uberlândia – antiga Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião da Barra do Uberabinha – teriam ocorrido em 1874, promovidas pelos negros que viviam como escravos nas terras da família dos Pereiras e por outros afrodescendentes, advindos de outras regiões de Minas Gerais, em especial do Desemboque, Sacramento, Cruzeiro da Fortaleza e Patrocínio. Essas festividades eram realizadas junto a uma árvore de óleo localizada próximo do Posto da Matinha, na BR 050 – atuais bairros Tibery e Custódio Pereira. Posteriormente, o Congado passou a ser realizado em uma igrejinha localizada no bairro Fundinho, dedicada ao Rosário de Maria.
Paralela às essas festividades, havia outra festa dedicada ao Rosário de Maria, organizada por uma associação composta apenas por pessoas brancas, denominada Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Dentre seus membros estava Arlindo Teixeira, que recomendou, em 1891, a transferência da Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Praça Doutor Duarte para a Praça Rui Barbosa, visto que a mesma encontrava-se abandonada.
Em 6 de junho de 1916, os negros também devotos do Rosário de Maria organizaram e constituíram a Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens de Cor de Uberabinha, solicitando ao bispo Eduardo Duarte, de Uberaba (então sede eclesiástica de Uberabinha), a aprovação do Compromisso da Irmandade (Estatuto) e a nomeação do Cônego César Borges Pereira promotor ad hoc da Irmandade. Aprovada pela autoridade eclesiástica em 12 de junho, a primeira Mesa Administrativa (Diretoria) da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens de Cor de Uberabinha foi eleita por aclamação em 1º de novembro de 2016, sendo a seção realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que se tornou sede da confraria.
Com o tempo, a Irmandade composta por brancos foi dissolvida e a responsabilidade por zelar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário ficou a cargo da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens de Cor de Uberlândia, que permanece até os dias atuais.
A Irmandade é considerada a mais antiga associação do município de Uberlândia e é reconhecida como de utilidade pública municipal. A partir dessa oficialização e do reconhecimento eclesiástico, a Irmandade ganhou novos contornos, sem perder os antigos. Tornou-se instituição a partir do laço espiritual e objetivo comum de pessoas negras, a saber: promover a glória de Deus e honra de S. S. Virgem, sob título do Rosário e a sanctificação e salvação das almas (Artigo 1, Compromisso, Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens de Cor de Uberabinha, 1916), bem como de manter vivo o patrimônio cultural herdado dos ancestrais africanos e afro-brasileiros.
Congo Boa Esperança
Congo Camisa Verde - década de 1970
Congo Sainha
Igreja do Rosário - década de 1940
Igreja do Rosário - atualmente
Congo Sainha